Cuidados a ter com a barba
Limpe bem a sua barba!
É importante lavar o rosto com cuidado, de preferência usando um sabonete neutro, para remover toda a sujidade que se prende aos pêlos ou que acumula na pele ao longo do dia.
A barba não é uma proteção eficaz para a pele como muitos homens pensam. Muito pelo contrário. A barba acumula mais sujidade e impurezas, por isso é preciso ter muito cuidado com a higiene. Os homens que usam longos bigodes devem redobrar a atenção. Eles acabam entrando em contato com as comidas e bebidas durante o dia, por isso guardam ainda mais sujidade, além de ficarem em contato com a boca.
Alguns homens podem ter caspa, o que exige um cuidado maior, usando shampoos anticaspa. O ideal é lavar a barba ao menos duas vezes ao dia com sabonete neutro ou shampoo anticaspa, uma vez pela manhã, outra pela noite.
A tesoura é a sua melhor amiga!
Se quiser deixar a barba crescer, deve cortá-la a cada dois meses para fazer a manutenção das pontas duplas e para que o formato fique harmonioso e uniforme. Deixe essa função nas mãos dos profissionais pois um passo errado com a tesoura e uma parte de sua barba pode ficar completamente irregular.
A barba no pescoço não é sexy!
Deixar a barba crescer no pescoço apenas dará a impressão de que é um homem preguiçoso e desleixado, além de não ser nada estiloso. Faça a manutenção desta área do seu rosto a cada dois ou três dias.
A manutenção é o mais importante!
Espuma de barbear, pomadas, óleos, sabonetes especiais, escovas e pentes são apenas alguns dos produtos que você vai encontrar na seção masculina. Provavelmente não precisa de todos eles, mas é necessário utilizar pelo menos três destes itens para estar com a barba sempre em perfeitas condições. Um sabonete exclusivo para a barba, um condicionador e um pente são os itens mais importantes para usar. E caso considere que esses cuidados são um exagero, então pense duas vezes antes de deixar a barba crescer!
Não deixe a barba crescer loucamente!
As barbas longas estão cada vez mais na moda, mas deixá-la crescer loucamente sem se preocupar não é o jeito certo. Para cuidar da barba da melhor forma é preciso cuidar desde o crescimento, dando os retoques necessários.
A barba não é uniforme, por isso, é preciso tomar cuidado para que ela não cresça de forma desregular. Nas laterais do rosto, por exemplo, os pêlos costumam crescer muito mais rápido. O ideal é aparar constantemente com uma máquina elétrica ou com uma tesoura e pente
Creme pré-barba e condicionador para uma barba macia!
Os pêlos faciais costumam ser muito mais grossos que os do cabelo. Cuide bem deles para deixá-los com melhor aparência e mais macios.
Para cuidar da barba, passe condicionador após o banho e deixe agir por cinco minutos. Os cremes pré-barba também desempenham bem essa função, deixando os pêlos macios e menos ressecados. Use condicionador e creme pré-barba, mas não todos os dias pois eles podem aumentar a oleosidade da pele, prejudicando alguns problemas como espinhas e caspa. O ideal é fazer este processo a cada dois dias.
Cuidado com as espinhas!
Alguns homens começam a usar a barba para esconder as espinhas, o que é a alternativa errada!
As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa, por isso deve tomar cuidado.
Se tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente quando deixar a barba crescer. A primeira dica é muito importante aqui.
Lave a barba, pelo menos, duas vezes por dia para diminuir as espinhas e procure utilizar cremes que ajudam no tratamento. Além de aumentar o número de espinhas, na hora de cuidar da barba, tome cuidado para não se magoar. Quando for aparar ou desenhar a barba, pode-se ferir onde está infetado. Todo o cuidado é pouco!
Use creme para barbear. Nada de sabonete!
Muitos homens, usam sabonetes e uma lâmina qualquer para se barbear. Este é um erro muito comum, mas terrível!
Os sabonetes não deixam a lâmina deslizar facilmente e podem irritar ou ferir a pele do seu rosto.
O ideal é usar cremes de barbear com silicone. Esse tipo de produto faz com que a lâmina deslize facilmente pelo seu rosto e elimina os pêlos na perfeição.
Escolha um desenho de barba!
Pode não ser um grande fã das barbas desenhadas, mas é preciso definir onde começa e termina a sua. Não pode deixar os pêlos do pescoço fazer contraste com os do peito e das bochechas, aumentando na sobrancelha!
Não deixe a barba simplesmente crescer loucamente com alguns cortes de vez em quando. Em alguns casos, é preciso pegar na lâmina de barbear e limpar algumas partes da sua barba, já que nem todos os homens podem usar esse visual mais desleixado.
Não deixe o bigode caido na boca!
O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Pela sua oposição, ele tem contato direto com a boca e acumula muita sujidade durante o dia todo. O ideal é não deixar que os pêlos fiquem caidos sobre os lábios.
Para isso não acontecer, pode aparar os bigodes com uma máquina de barbear, mas se usa barba mais longa, o ideal é pentear o bigode todo para baixo e aparar com uma tesoura.
Agora, se for corajoso e ostentar uma longa barba, uma dica interessante é usar pomadas modeladoras para bigodes. Assim, pode fazer aquele clássico penteado com bigodes lustruosos e bem ajeitados. É preciso ter muita coragem para usar esse tipo de visual, mas o resultado é incrível!
Se este artigo o ajudou, deixe o seu gosto e comente!!
Agradeço imenso a atenção!
Abreijos**